Conprog

Os notebooks mais vendidos em 2021

home office, workstation, office

Comprar um notebook pode ser um desafio, afinal são tantas especificações técnicas que ficamos confusos. Além disso, podemos considerar apenas o fator preço, e muitas vezes superestimamos o nossas necessidades, ou ficamos insatisfeitos com o equipamento que compramos. Se soubéssemos que ajuntando apenas mais algumas centenas de reais poderíamos ter um equipamento mais adequado. Ou, puxa, gastei tanto e nem precisava de tudo isso.

Vamos lá à lista, e depois vamos considerar alguns fatores que podem auxiliar na escolha de seu notebook em 2021.

1º Lugar – Apple MacBook Air 13.3

1º Lugar – Apple MacBook Air 13.3

Com um design inteligente, um HD de 256GB e memória de 8GB, esse notebook tem como característica a performance. Possui um chip processador categoria M1, o que torna esse notebook bem fininho e leve. O HD não é grande, portanto não pense em carregar sua coleção de músicas ou filmes aqui. A tela é de 13.3.

Seus processadores internos também proporcionam mais velocidade e desempenho. Resumindo, é uma super máquina, porém com um preço bem salgadinho, mas vale a pena o investimento.

Geralmente quem busca um Apple são profissionais na área de mídia e desenvolvimento de software / aplicativos. Mas não se engane, essa máquina não é exclusiva de geeks e nerds, mas é muito fácil de usar para qualquer tipo de usuário, seja um desenvolvedor, produtor ou para uso profissional ou pessoal.


2º Lugar – Lenovo Ultrafino IdeaPad S145

Lenovo S145

Design sofisticado leve e compacto, possui tela antirreflexo de 15.6″ para mais conforto visual e definição de imagem. Um notebook perfeito para produtividade e entretenimento com WiFi AC ultrarrápido e teclado numérico. A tela abre 180 graus o que é bem interessante. E ainda possui um espaço para mais um HD SSD moderno.

O que torna essa máquina muito interessante é seu custo benefício. Ela utiliza processadores de última geração AMD Ryzen 5, que são mais baratos que os da Intel, contudo não ficam atrás, ou seja, são concorrentes de peso da gigante americana. Se você não tem amarras com a marca, não tenha medo. Pode se aventurar que dificilmente irá se arrepender.


3º Lugar – Apple MacBook Pro 13

Apple MacBook Pro 13

Semelhante ao seu irmão que ocupa o primeiro lugar, esse notebook vem com algo mais. O processador Intel I5 (o irmãozinho usa o I3). A diferença se resume ao número de núcleos internos extras, tornando o processamento ainda mais rápido. Fora isso, usa o mesmo HD de 256Gb, a mesma memória de 8Gb. Se quer mais que um I3 essa é a natural escolha. Porém vai custar dezenas de notas de R$100,00 a mais que o seu irmão.


4º Lugar – Acer Aspire 5 A515-54-50BT

O que você acha de ter um notebook Intel I5, memória de 8GB e HD de 1Terabyte, por menos da metade de um Apple MacBook Pro 13? Parece bom negócio não?

Eu gosto muito dessa marca. A Acer costuma produzir equipamentos robustos, de qualidade, e nem por isso os mais caros. O que torna isso possível? Talvez o fato de não possuir um pedigree tão nobre em termos de marca. Mas não é só isso. Os processos de produção, fornecedores e seu custo de mão de obra também influenciam no preço. Seria como se você comprasse uma roupa de marca na Oscar Freire, e depois encontrasse uma roupa semelhante (se não idêntica) numa loja de fábrica no Bom Retiro. Talvez essa mesma fábrica seja a fornecedora da mesma roupa que você comprou na Oscar Freire, porém não possui o mesmo peso da etiqueta da loja da moda.

Essa pode ser uma explicação tosca, mas serve para a maioria entender. Sei que existem diferenças mais sutis, e não se deve fazer uma comparação direta entre as marcas. São produtos diferentes para públicos diferentes. Mas eu confesso que faria uma comparação bem minuciosa para ver se existem fatores tão impactantes entre esses equipamentos. Se o impacto não for tão forte eu pensaria na Acer.


5º Lugar SAMSUNG Chromebook SS 11.6

SAMSUNG Chromebook SS 11.6

Esse pequeno notebook pode te surpreender. Se você não precisa de armazenamento interno, não está nem aí para Windows (ele é uma espécie de Android para notebook) e só quer navegar na internet com segurança, pagar contas, ver email, trabalhar com planilhas e editor de texto e ver suas fotos pode pensar em escolher essa simpática maquininha.

As planilhas e editor de texto não são os do Office que você está acostumado. Mas funcionam bem, basta apenas se adaptar aos comandos e o visual, que são bem semelhantes ao produto da Microsoft.

Fora isso, ele possui um mini HD de 32GB, e memória de 4GB. Mas o preço é muito bom, acredite. Mas barato que muito celular. Depois é só plugar na TV e assistir a Netflix tranquilo. Não tem erro, funciona bem e atende essas funcionalidades.


Fatores decisivos

Pense no seguinte. Você tem que pesar pra qual finalidade está comprando o seu notebook.

Se precisa de armazenar muitas fotos, vídeos de viagens, arquivos grandes, livros etc, pense em uma máquina que possua um HD de pelo menos 500GB. Lembre que os Apple usam HD de 256GB.

Se precisa de desempenho, pense em um processador I5 ou o Ryzen 5, pois se adaptam mais aos jogos e cálculos. E não se esqueça da memória que precisa bater os 8GB

Se precisa de uma máquina intermediária, pode ser um I3, porém a máquina da Apple é I3 mas com alguns itens internos que aumentam muito seu desempenho. Existem máquinas de outras marcas com I3 e 4Gb de memória que se enquadram na categoria intermediária.

Se precisa de uma máquina básica, bem simples, vá de Cromebook.

Bem, espero ter ajudado. Qualquer dúvida deixe aqui seus comentários.

Deixe uma resposta

X
%d blogueiros gostam disto: